Tudo o que você precisa saber sobre as imagens de seu e-commerce

Tudo o que você precisa saber sobre as imagens de seu e-commerce

As imagens no e-commerce podem servir para impulsionar suas vendas online. Veja o que você precisa fazer para garantir que suas imagens gerem mais vendas!

Uma loja física tem vitrines, manequins e araras. Os clientes entram, conferem os produtos e os observam de perto. E no e-commerce? Como fica essa relação? O que faz esse papel de apelo visual e de mostrar cada característica e vantagem dos produtos? Nesse caso, são as imagens do e-commerce.

Ao expor bem os seus produtos por fotos, o e-commerce consegue cumprir a missão de oferecer uma boa experiência aos seus compradores. Imagens de qualidade, mostrando todos os ângulos e atributos dos itens à venda serão necessárias para que o consumidor veja o valor de cada peça, entenda porque deve comprá-las e faça as compras mais seguro.

Veja então as principais dicas para produzir as melhores imagens para seu e-commerce:

Como produzir as melhores fotos para e-commerce?

Garanta a qualidade da imagem

Antes de mais nada, qual será o equipamento utilizado para fazer as imagens do seu e-commerce?

Uma boa câmera, para quem tem uma demanda e maior quantidade de produtos pode ser um bom investimento. Se não for possível, alguns celulares já contam com câmeras potentes para registrar seu produto.

O importante é sempre garantir a qualidade da imagem, que não pode estar desfocada, escura ou muito “pixelizada”, com aqueles pontinhos que obscurecem a qualidade do seu produto.

Cuidado com luzes, sombras, cores e plano de fundo

Na hora de produzir suas imagens para e-commerce, todo cuidado com luzes e sombra é pouco. Ajuste bem as configurações do celular ou câmera para capturar corretamente as cores.

Evite utilizar filtros que distorçam cores e alterem o brilho, contraste e saturação da foto. As imagens precisam ser claras para passar a credibilidade e mostrar com fidelidade cada atributo que o item à venda tem.

O plano de fundo também é super importante. As imagens do e-commerce devem ser posicionadas diante de fundos neutros para não tirar atenção do produto.

Caso queira estilizar o fundo e fazer algo mais conceitual, monte cenários que não tirem o destaque das peças e que tenham harmonia de verdade com elas.

Otimize as imagens para mecanismos de busca (SEO)

As imagens do e-commerce devem ser sempre otimizadas para mecanismos de busca. Para que elas apareçam em boas posições quando alguém buscar o produto no Google, algumas dicas básicas precisam ser cumpridas.

Primeiro, não faça upload de imagens com nomes genéricos. O nome do arquivo vai contar muito no ranqueamento no Google, então nomeie as fotos com palavras-chave pertinentes, que ajudam a descrever o que mostra a imagem.

Evite acentos e, quando utilizar mais de uma palavra, separe-as com hífens (-). Além disso, é importante garantir que as imagens não sejam pesadas demais. Arquivos pesados aumentam o tempo de carregamento da página, o que desanima o cliente e gera punições no ranqueamento do Google.

Dicas para aplicar hoje mesmo nas suas imagens

Além das dicas mais essenciais que já citamos, algumas outras estratégias vão ajudar a capturar a atenção do seu consumidor. Veja quais delas você pode começar a aplicar hoje mesmo:

#1. Evite o flash

O flash das câmeras e celulares pode parecer uma boa ideia para “clarear” as imagens mas não é recomendado a não ser em situações específicas. Com a luz forte e direta sobre o produto, ele pode realçar demais e “estourar” os tons mais claros da imagem.

Priorize luz natural ou equipamentos próprios para iluminação sempre que possível.

#2. Tenha cuidado com a escala

Uma dúvida recorrente dos consumidores no e-commerce é o tamanho e a escala correta dos produtos. Não tire suas fotos de ângulos que podem deixar o produto parecendo grande demais ou menor do que ele realmente é.

Se julgar necessário, você pode fotografar o produto perto de outros itens conhecidos para passar a noção da escala correta dele.

#3. Recorra a um profissional

Chegando até aqui você deve ter percebido a importância de utilizar imagens boas de verdade na sua loja online. Caso não se sinta seguro com a produção das suas fotos, recorra a um profissional.

Contratar um fotógrafo é um investimento que pode valer a pena se você realmente não está apto a fazer esse trabalho. Reúna todos os seus produtos e marque uma sessão de fotos contratando um profissional para um único dia.

#4. Experimente o zoom e imagens 360

Outra ótima função para as imagens do e-commerce é oferecer a opção de dar zoom ou fotos 360º. Assim, os consumidores conseguem ver mais de perto cada detalhe do produto e garantir a qualidade dele apenas pelas fotos.

Esse tipo de funcionalidade pode ser facilmente instalada por plugins como estes aqui.

Quer continuar aprendendo sobre as melhores práticas do e-commerce? Acompanhe o nosso blog e assine nossa newsletter. Caso queira otimizar ainda mais o seu trabalho, fale com a Invento! Estamos prontos para te ajudar com as melhores soluções do mercado de lojas online.

2018-10-22T00:27:10+00:00

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