Como fazer a descrição de produtos para vender mais em seu e-commerce

Como fazer a descrição de produtos para vender mais em seu e-commerce

Uma loja online é uma oportunidade para cativar seus consumidores com bons preços e uma praticidade incrível para comprar. O e-commerce, que cresceu 12% no último ano e bateu o número de R$ 47,7 bi em faturamento, precisa ser bem planejado e executado para que as lojas aproveitem seu potencial.

Nesse cenário, muitos cuidados são necessários, desde escolher a melhor plataforma de e-commerce até a descrição dos produtos na loja.

Descrever corretamente os produtos é um ponto-chave para aumentar as vendas. Por que se preocupar com isso e como fazer na prática? É o que vamos te contar agora.

Por que se preocupar com a descrição dos produtos no e-commerce

Basicamente, a importância da descrição dos produtos se justifica por dois motivos: do ponto de vista do consumidor e do ponto de vista do Google.

Pensando no consumidor, descrever bem os produtos no e-commerce transmite confiança. A descrição bem feita mostra profissionalismo e transparência ao passar todos os dados possíveis.

Produtos bem descritos e explicados também geram desejo. Para romper a barreira do físico, de tocar no produto, você deve apelar para o visual e para as palavras. Desperte curiosidade e transmita todos os atributos e vantagens do seu produto.

Por outro lado, o ponto de vista do Google e dos demais motores de busca também deve ser considerado. Os mecanismos de busca online precisam conseguir ler as informações dos seus produtos para mostrá-los a quem faz pesquisas na internet.

Usando as palavras-chave certas você consegue ser visto pelo Google e atrair mais tráfego de consumidores para sua loja. Na falta de capacidade dos motores de busca de ler imagens, seu texto precisa estar muito bem escrito para que os consumidores cheguem até ele.

Como descrever os produtos: o que não pode faltar

Agora vamos a parte prática: como descrever, passo a passo, os produtos do seu e-commerce?

 

Ficha técnica – o que é o produto?

O primeiro ponto do cadastro de produtos é o mais básico. A descrição aqui serve para maior transparência com o consumidor, sendo a ficha técnica do que você está vendendo.

No e-commerce, os consumidores podem ter resistência ao fato de não poderem ver e tocar na mercadoria, perdendo parte da percepção sobre ela. Por isso, é importante detalhar ao máximo as dimensões, peças e materiais dos quais são feitos os itens.

Imagine que um consumidor está procurando uma mala para viajar. Apenas por fotos fica impossível ter certeza que a mala vai suprir sua necessidade. E se ela for grande demais para o porta-malas? E se não couber nela tudo que precisa?

Mostre as características físicas para oferecer o máximo de visão ao consumidor.

 

Atributos do produto – como funciona?

Agora vamos entrar em mais detalhes. Antes de mais nada, descreva mais detalhadamente os principais atributos do seu produto e a forma como ele funciona.

Fale sobre o funcionamento do seu produto com clareza e sem deixar nenhuma dúvida. Em um exemplo prático, se você vende algum tipo de eletrônico, explique por exemplo que ele funciona carregado à rede elétrica ou se precisa se baterias específicas.

Além das características físicas contadas no item anterior, detalhe o que é necessário para que o consumidor consiga utilizar seu produto.

Utilidade e vantagens – Para que serve seu produto?

Agora é uma parte mais estratégica da descrição de produtos. O consumidor chegou até seu e-commerce, encontrou um item que lhe interessava e viu que ele serve exatamente para sua necessidade. Mas por que comprá-lo?

Além de atributos físicos, medidas, materiais e funcionamento, você vai precisar cativar e despertar o interesse real do consumidor. Descreva as vantagens do produto e como ele pode facilitar, melhorar ou transformar a vida do cliente.

Um produto no e-commerce precisa ser descrito com transparência e o máximo de detalhes, mas precisa ser bem vendido no ponto de vista do marketing. Transmita valor pelo seu texto para mostrar que o cliente precisa comprar aquele produto.

Com essas dicas, é possível descrever corretamente e ainda ganhar o coração do seu consumidor. Isso, é claro, sem contar na conquista de “atenção” do Google.

Coloque essas dicas em prática hoje mesmo e conte para a gente o resultado. Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui. Se o texto lhe foi útil, não deixe também de compartilhá-lo com um amigo!

2018-10-29T18:15:23+00:00

AVADA IT

Fusce ut ipsum tincidunt, porta nisl sollicitudin, vulputate nunc. Cras commodo leo ac nunc convallis ets efficitur.

RECENT TWEETS

CONTACT US

  • 12345 North Main Street, New York, NY 555555
  • 1.800.555.6789
  • support@yoursite.com